domingo, 19 de maio de 2013

84 - Mais do mesmo. De novo.

Vai começar mais uma novela das 8 na rede Globo. Eu nao sabia que a outra tinha acabado, mas nao faz a menor diferença.

Novela as pessoas assistem por ser novela. Nao o fazem pelo roteiro, nao o fazem pelas atuaçoes, nao o fazem pela fotografia. Assistem porque naquele momento não terão nada pra fazer e estarão na sala sentados no sofá com a TV ligada.

A audiência das novelas vem caindo ano após ano. Em 1986 a novela Roque Santeiro obteve 76 pontos de audiência segundo o IBOPE - hoje cada ponto equivale a 62.000 residencias sintonizadas. Em 2013 a novela Salve Jorge terminou com média de 35 pontos.

Acredito que a audiência não tenha se esvaído pela falta de qualidade dos folhetins - a falta da qualidade é uma característica do gênero. A queda se dá por conta das outras mídias, onipresentes nos dias de hoje. Além da tv a cabo, há a internet.

Eis que surge a nova novela, Amor a Vida. Por curiosidade acabei lendo a sinopse. Antonio Fagundes fará um bom moço pela centésima vez e será casado com Susana Vieira, uma mãe meio desequilibrada pela milésima vez. São eles, mas poderia ser o Tony Ramos com a Renata Sorrah, o Tarcísio Meira com a Renata Sorrah ou quaisquer outros, tanto faz. A história é mais ou menos assim:

A mocinha (interpretada por uma quase senhora de 30 anos) passou no vestibular e vai entrar na universidade. Para comemorar a família vai passear em Machu Pichu (todas novelas das 8 tem seus capítulos iniciais no exterior, antigamente era Europa. A crise os trouxe à América Latina). A mocinha é rejeitada pela mãe que só tem olhos para o filho, homossexual enrustido (ser homossexual é década de 10 total). Em Machu Pichu  a mocinha conhece um doidão riponga e se apaixona. Engravida, nasce o filho. O irmão homossexual que detesta a mocinha, no caso sua irma, resolve sequestrar o sobrinho. Como o faz apenas por maldade e não para pedir um resgate, joga o bebê no lixo. Um desavisado encontra o bebê na lata de lixo e resolve adotá-la. Anos mais tarde a garotinha que foi reciclada pelo desavisado, por uma grande ironia do destino, aproxima-se de sua verdadeira mãe, que se torna sua pediatra.

Mais do mesmo. Uma história sem pé nem cabeça que só com muita "suspensão da descrença" irá colar.
Mas, como acredito que passando chuvisco entre 20h e 21h a audiência não baixaria dos 30 pontos, essa novela tem tudo para ser um sucesso. Ou não.

Nenhum comentário: