terça-feira, 27 de outubro de 2009

011 Baba

Às vezes o preconceito nos impede apreciar muita coisa.

Durante muito tempo a homossexualidade assumida de Ney Matogrosso me impediu de apreciar sua obra.

O que me conforta é saber que já me despi da maioria dos meus preconceitos - os que ainda estão comigo já foram assumidos, e esse é o primeiro passo a ser dado antes de perde-los.

--

Kelly Key ficou famosa cantando a música Baba. Nunca dei atenção.

Esse ano a tal da Maria Gadú regravou a canção. E eu dei bola para um singelo trecho.

"E pra você não dizer que eu sou má/
vou deixar você me olhar"

Imaginem, um homem, submisso, diante daquela menininha que virou um mulherão. A única atitude que ele pode ter é olhar para ela. Todo o resto - falar, tocar, beijar - pode ser barrado pela garota. Porém, ao fazer essa pequena concessão, o livre arbítrio do cara some. E aquilo que poderia ser feito por livre e espontânea vontade, passa a ser feito por caridade daquela que é o objeto do desejo. Depois dessa frase o homem se viu totalmente impotente. A única saída é baixar a cabeça e ir pra casa. Impotente. Derrotado.

Nenhum comentário: