terça-feira, 20 de dezembro de 2011

44 - Tem?

Tem coisa mais triste do que ex-bbb?

Eu creio que não exista no mundo nada mais patético do que o rótulo de ex-bbb. É sério...

Esse título, de ex-bbb, não é eterno não. Dá pra se livrar com certa tranquilidade dele, basta ter um mínimo de talento. Mínimo. Mínimo mesmo. Estão aí Grazi Massafera e Sabrina Sato que não me deixam mentir. Uma exala carisma, a outra parece tão burra que chega a ser engraçado. E só. Tirando mais uns dois ou três, o resto vai viver eternamente como ex-bbb.

E por que é patético ser ex-bbb? Exatamente por isso, por não conseguir se livrar do rótulo de ex-bbb.

Nenhum participante quer ver seu nome ao lado da alcunha "ex-bbb". Se fosse assim eles não fariam mais nada e viveriam eternamente do ofício de ex-bbb. Mas não, eles tentam. Todos tentam.

Uma característica comum entre a grande maioria dos candidatos é a vontade de virar celebridade. Para alguns essa vontade vem junto com o desejo de mostrar algum talento para as massas. Alguns são aspirantes a cantor, outras são atrizes, mas a maioria mesmo são indivíduos com cérebro de tamanho inversamente proporcional ao de suas bundas e bíceps.

Eles são tão patéticos que parecem não se dar conta de que hoje em dia ninguém permanece famoso por muito tempo se não apresentar um talento mínimo. As vagas na televisão destinadas aos babacas já estão todas preenchidas.

No desespero, ao sentir que os cachês por presenças VIPS começarão a diminuir de maneira diretamente proporcional à quantidade de dias que faltam para a edição seguinte começar, os ex-bbs começam a apelar para carreiras alternativas que possam justificar o permanecimento na mídia. Uns "atacam de dj", algumas fazem o curso no sofá do Wolf Maia, um segundo ensaio nu também faz algum sentido. Mas o fato é que todos seguem com o rótulo de ex-bbb.

Devido a absoluta falta de talento, do rótulo de ex-bbb ao ostracismo é um pulo. Coisa de 2 ou 3 edições. Você até ouve vez ou outra alguma notícia de um participante de uma edição remota. Mas isso é só se ele fizer uma babaquice enorme ou um papelão muito grande. Não espere ver qualquer notícia positiva de um ex-bbb que já tenha participado há mais de 4 edições. Ao menos isso nunca aconteceu.

O problema é que mesmo no ostracismo o rótulo de ex-bbb volta e meia assombra o ex-participante. Ninguém esquece um fardo como esse. Para os familiares o cara em questão vai ser sempre um ex-bbb. Para os amigos mais íntimos? Ex-bbb! Se o cara arrumar um trabalho, não tem jeito. Mais cedo ou mais tarde todos vão saber tratar-se de um ex-bbb. E, resumidamente, no ostracismo um ex-bbb vai ser sempre um sujeito que buscou, e não conseguiu, a fama.

Me custa crer que um cidadão que tenha lido meia dúzia de livros vai reservar algum sentimento que não seja uma profunda pena de um ex-bbb.

Um ex-bbb nada mais é do que um sujeito sem instrução e bastante desprovido de informação que é impiedosamente usado - e usado é a palavra que mais se encaixa - pela mídia para vender guaraná, desodorante, shampoo, detergente, sorvete, e qualquer outra quinquilharia ou bugiganga que uma empresa razoavelmente bem capitalizada queira oferecer.

E o bbb o que é? O bbb é um grande comercial disfarçado de programa em que a Rede Globo prende uns 20 sujeitos sem nada a dizer para nada dizer a um público que nada quer ouvir.

Perfeito!

Pessoas sem nada a dizer discursando para pessoas que nada querem ouvir. E no meio de tudo isso um festival de comerciais vendendo guaraná, desodorante, shampoo, detergente e blá, blá, blá...

O que mais aflige é que o programa bate recorde positivo de faturamento a cada ano; o que dá esperança é que o programa bate recorde negativo de audiência a cada ano ,e como todos sabemos, comercial sem audiência perde a razão de existir. A infeliz certeza é que até abolirem o programa ainda teremos muitos ex-bbb's para direcionar a nossa pena.

--

Um amigo disse que a Grazi Massafera é uma boa atriz.

--

Na rede globo qualquer indivíduo que não passe vergonha na hora de interpretar é considerado bom ator.

Nenhum comentário: